quarta-feira, 30 de março de 2016

Filmes

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre 1914 e 1918 e envolveu países da Tríplice Entente (Império Britânico, França, Império Russo e depois Estados Unidos) e as Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), que foram derrotadas.
Foi um conflito de proporções inéditas e resultados igualmente impressionantes: impérios inteiros deixaram de existir. Muitos filmes retratam esse período, mas três (um baseado em um livro clássico, outro considerado um dos melhores filmes de todos os tempos e o terceiro dirigido por ninguém menos que Stanley Kubrick) se destacam:

Nada de Novo no Front (1930)
SINOPSE
Lançamento
Dirigido por
Com
Gênero
Nacionalidade

Um grupo de jovens alemães é convencido por um professor a se alistar no exército. Eles ficam muito entusiasmados com a ideia de lutar por seu país durante a Primeira Guerra Mundial, pois parece uma chance de viver novas experiências e provar para a sociedade o quanto são corajosos e patriotas. Paul (Lew Ayres) é um dos mais animados, porém, ao chegar no front o rapaz percebe que não há nada de honroso em matar seres humanos. Assim, a guerra tranforma aqueles jovens idealistas em pessoas marcadas pelo horror.
TO filme foi lançado no período entre guerras e se baseou no livro homônimo de Erich Maria Remarque. A obra vencedora do Oscar de melhor filme do ano conta a história de um jovem soldado que fica desiludido e traumatizado com os horrores da guerra. O livro se tornou um best seller e símbolo anti-bélico.
 



Glória Feita de Sangue (1957)
SINOPSE

Lançamento
desconhecida (1h28min
Dirigido por
Com
Gênero
Nacionalidade
Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.
Um filme tão forte quanto o seu nome conta a história de quatro soldados franceses que foram executados pelo seu próprio exército. O diretor Stanley Kubrick usa a história dos jovens para mostrar os horrores daquela que foi uma das piores guerras que o mundo já viu. 


Lawrence da Arábia (1962)
SINOPSE

Lançamento
Dirigido por
Com
Gênero
Nacionalidade
Não recomendado para menores de 14 anos

Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence (Peter O'Toole) morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a 1ª Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos.
A biografia de T. E. Lawrence, militar britânico que teve importante papel na revolta árabe contra o domínio turco-otomano, se tornou um dos filmes mais conhecidos e apreciados de todos os tempos. O filme ganhou nada menos do que sete Oscars e mostra um lado menos eurocêntrico da guerra.

Tags: